Dicas para diminuir o consumo de combustível do seu carro

Ter um automóvel envolve uma série de gastos, sendo o combustível o principal deles. Afinal, sem abastecer, o veículo não pode sair do lugar. Mas sabia que existem algumas medidas para economizar o consumo de combustível do carro?

Essas atitudes vão desde a escolha do modelo até a maneira como o condutor dirige. Confira dicas que preparamos para cortar custos com o álcool ou gasolina!

Comprar um carro econômico

Se você ainda não adquiriu um carro ou pretende trocar o que possui, considere optar por um econômico. Isso não significa comprar o automóvel mais barato da concessionária, mas aquele cuja tecnologia permite economizar no abastecimento.

Atualmente, entre as opções mais econômicas nesse sentido estão os elétricos, os híbridos e os modelos com motor Blue Motion. Mesmo que esses veículos sejam mais caros agora, eles compensam o preço gasto a médio e longo prazo.

Ainda com relação aos veículos econômicos, os menos potentes são os que gastam menos combustível. Nesse aspecto, os modelos da categoria compacto e sub compacto são as melhores opções. Por sua vez, os veículos grandes, off road e minivans são que têm maior média de consumo.

Os carros mais potentes costumam ter mais recursos e serem mais pesados, por isso é natural que sejam menos econômicos. Para saber a potência do carro, é necessário observar o motor. Os modelos com motor 2.0 podem consumir até o dobro daqueles com motor 1.0.

Diminuir o peso do veículo

Quanto maior é o peso do veículo, maior é a força que ele precisa fazer e, consequentemente, o gasto para abastecer. Por isso, mantenha o carro sempre limpo, sem barro.

Também é importante não levar no veículo objetos que não irá utilizar, como bagageiros removíveis e suportes de bicicleta. Trafegar com mais pessoas que o limite permitido, além de ocasionar multa, é outra atitude que pode comprometer o carro e aumentar o gasto do combustível.

Dirigir mais devagar

Quando o automóvel anda mais rapidamente, a resistência do ar é maior, assim como o consumo de combustível. No dia a dia das cidades, onde mal é possível trafegar a mais de 40 km/h, a diferença entre dirigir a 35 e 40 km/h é pequena.

Porém, quando a velocidade ultrapassa os 100 km/h, a diferença de consumo pode ser maior do que 20%. Esse é mais um dos motivos para respeitar os limites de velocidade e, sempre que possível, preferir trafegar com mais calma.

Evitar congestionamento

Parar o veículo a todo o momento é outra atitude que eleva o consumo de combustível. Por isso, é importante evitar situações de tráfego intenso, inclusive de semáforo fechado.

Porém, como muitas vezes não é possível prever e evitar isso, é necessário que o condutor tome cuidado para não frear repentinamente. Vamos supor que o sinal esteja mudando para amarelo e o carro esteja se aproximando.

Nessa condição, o motorista já pode tirar o pé do acelerador e ir parando, ao invés de parar abruptamente quando estiver perto de encostar no veículo da frente. Além de obter economia de combustível, dirigir de maneira tranquila e suave na pista é mais seguro para todos.

Fazer a manutenção preventiva

Não espere o carro apresentar problemas para procurar ajuda. Quando possível, faça a manutenção dele em todas as partes. Calibrar os pneus, por exemplo, evita que eles entrem em atrito com o solo, tornando a direção pesada e difícil. Além disso, é necessário fazer o alinhamento da direção para que o veículo trafegue adequadamente.

Outro aspecto que deve ser observado é a troca de óleo. Se o motorista utilizar um produto de má qualidade ou não trocar no tempo certo, poderá gerar um aumento do atrito do motor, do consumo de combustível e risco de desgaste prematuro.

O filtro também tem prazo para ser trocado. Caso a mudança não seja feita, o veículo poderá rodar com menos fluxo de ar no motor e prejudicar o rendimento do combustível. Portanto, esses cuidados devem ser sempre tomados pelo condutor.

Escolher o combustível certo

Se o carro requer um combustível comum, é bobagem gastar com a versão premium. Por outro lado, caso o veículo precise de um combustível premium, ao economizar com o comum, ele poderá gastar mais do que o normal.

Desse modo, é recomendável seguir as orientações do fabricante quanto ao combustível. Além disso, na hora de escolher o posto em que irá abastecer, é importante ficar atento para não pagar por um produto de má qualidade. Geralmente, postos que vendem gasolina e álcool muito abaixo do preço adulteram o combustível, e isso pode prejudicar os carros.

Quer comprar um veículo seminovo pelo melhor preço do mercado? Confira as opções que a Seminovos Movida tem para você! Economize na compra e fique atento ao consumo do combustível do seu automóvel.

Deixe uma resposta