5 coisas que você precisa saber para comprar seminovos

Cada vez mais, os brasileiros optam por comprar seminovos e não automóveis zero quilômetro. Entre os motivos principais para isso estão o preço consideravelmente mais baixo e o fato de eles estarem em ótimo estado.

Porém, para fazer um bom negócio, é importante que o comprador tome alguns cuidados e se informe antes da compra. Para facilitar essa sua escolha, selecionamos algumas coisas que você deve saber para poder comprar um seminovo. Confira!

1- Marca e modelo

Caso ainda não tenha ideia da marca e do modelo que seja comprar, busque informações antes de ir às compras. Assim, o vendedor saberá melhor como te atender, oferecendo a melhor opção para você e para a sua família.

Além de observar o conforto interno e aspectos técnicos, como o motor, vale a pena também prestar atenção à desvalorização do carro. Diferentemente do mercado imobiliário, os carros perdem um pouco do valor a cada ano que passa. Portanto, se a ideia for trocar de automóvel no médio prazo, talvez seja interessante optar por um modelo com baixa desvalorização.

Também é interessante pensar no uso futuro do carro. Se optar por um modelo que saiu de linha, por exemplo, isso poderá proporcionar dificuldades na hora de encontrar peças para repor. Tanto o custo da manutenção quanto do seguro, que são determinados pelo veículo, devem ser levados em consideração.

2- Documentação

Outro fator que é de extrema importância e deve ser averiguado antes do pagamento é a documentação. O comprador precisa saber se o carro que está comprando tem multas ou qualquer pendência.

Além disso, se o número do chassi não for o mesmo do documento, isso pode significar que o veículo é roubado — o que trará problemas ao comprador. Caso tenha dúvidas sobre o contrato e o próprio documento, é recomendável buscar o auxílio de um advogado. Mesmo que perca um pouco mais de tempo para efetuar a compra, isso poderá assegurar a realização da compra.

3- Preço

Por mais tentador que seja, comprar um carro com o valor muito abaixo do mercado pode não ser um bom negócio. Para evitar cair em uma armadilha, o interessado pode pesquisar a média de preço de carros seminovos na pesquisa da Tabela Fipe.

Geralmente, quando o veículo está “atraente” demais no quesito preço é porque tem algum problema, como ser roubado, ter sido batido ou estar com defeitos graves no motor. Por isso, mantenha a desconfiança sobre tudo que está relacionado ao veículo, fazendo perguntas ao vendedor e checando todas as informações prestadas.

4- Motor

Quando o assunto são os veículos seminovos ou usados, a principal preocupação dos compradores é com o motor. Afinal, essa parte funciona como o cérebro e o coração do veículo, responsável pelo seu funcionamento.

Apesar dos receios, os automóveis que não são zero quilômetro podem ter, sim, o motor em excelente estado. Até porque, ele não costuma sofrer desgaste tão rapidamente.

Mesmo assim, é importante que o comprador tenha atenção especial nesse aspecto. No dia que for conhecer o veículo, o cliente deve observar se ele não apresenta, por exemplo, marcas de óleo no chão. Isso pode indicar vazamentos.

Outro detalhe que pode facilmente ser reconhecido é o desgaste do motor, quando há fumaça no escapamento. Os veículos em bom estado não costumam apresentar esse sinal.

Além de visualizar o veículo por completo, vale a pena fazer um test drive para sentir de vez como ele anda. Durante o trajeto, o comprador deve ficar atento para possíveis sons vindos do motor, como peças batendo. Obviamente, esse ruído indica a existência de problemas.

5- Procedência

Na hora de comprar automóveis usados, é importante que o comprador se certifique de que está comprando de um vendedor confiável. Nesse sentido, é preferível adquirir o veículo de uma empresa do que de um particular, para que a compra tenha mais garantias.

Na Movida Seminovos, os clientes podem ter certeza de que estão levando um carro em boas condições para a garagem. Temos mais de 3 mil automóveis em estoque, espalhados por mais de 60 lojas em todo o país.

Antes dos carros serem colocados à venda, eles são revisados por profissionais qualificados, o que atesta que os veículos estão perfeitos para o uso. Além disso, só vendemos veículos com baixa quilometragem. Faça já a compra do seu seminovo na Seminovos Movida!

Deixe uma resposta