Direção elétrica ou hidráulica: qual escolher?

Na hora de escolher um carro, diversos aspectos devem ser analisados, incluindo fatores técnicos e que dizem respeito ao conforto. Sobre esse último item, parte da comodidade é proporcionada pela facilidade em fazer manobras. Para isso, muitos motoristas se questionam sobre o que é melhor: direção elétrica ou hidráulica.

Para responder a esse questionamento, é importante entender como funciona a transmissão do giro do volante para as rodas. A partir dessas informações, o motorista pode comprar o veículo com mais confiança.

O que é a direção do carro

A direção do carro inclui algumas peças principais. O volante é o mais conhecido, pois é o componente visível e controlado pelo motorista. Acoplado a ele, há a coluna de direção, responsável por rotacionar os movimentos em diversos ângulos e levá-los até a caixa de direção.

Os automóveis têm ainda uma barra de direção, chamada também de cremalheira, que transforma os movimentos retilíneos em circulares. Ligado a isso, existe o terminal de direção. É essa a parte que interliga todo o sistema à roda.

Como é a direção hidráulica

A direção hidráulica foi criada para substituir a mecânica e garantir maior facilidade na hora de dirigir. Ela possui uma bomba hidráulica, isto é, um reservatório de óleo e mangueiras que ajudam a circular o fluído pelo sistema.

Quando o carro possui direção hidráulica, é como se o motorista contasse com uma ajudazinha para virar o volante. Como o fluido auxilia na direção, o condutor não precisa fazer tanta força para nas manobras.

Apesar dessas vantagens, a direção hidráulica requer mais cuidados do que a mecânica. É importante que o motorista verifique com frequência o fluido da direção e fique atento para possíveis vazamentos.

Como é a direção elétrica

Se o mercado já estava contente com a direção hidráulica, que tornava o ato de dirigir mais prazeroso, essa sensação aumentou com a chegada da opção elétrica. Podemos dizer que a direção elétrica é uma evolução da hidráulica.

A vantagem desse tipo de direção é que ela não precisa de óleo, bomba e mangueira. Por sua vez, esse sistema utiliza um motor elétrico com sensores para detectar o movimento do condutor.

Assim, nos carros com direção elétrica, o motorista usa bem menos força. Porém, se houver uma pane no sistema elétrico, o volante ficará pesado, como se fosse mecânico.

A desvantagem desse tipo de direção é que ela torna a condução do automóvel um pouco artificial. É tão fácil fazer os movimentos e manobras, que o motorista perde um pouco da verdadeira sensação de dirigir.

Por conta disso, muitas montadoras ainda estão fabricando sistema próprios que associam a eletricidade à parte hidráulica. Assim, as vantagens dos dois tipos de direção não são perdidas.

Avanço da direção mecânica

Grande parte dos modelos antigos de veículo ainda têm direção manual. Comparado aos novos sistemas, esse é muito simples e exige bem mais do condutor. Quem já dirigiu um automóvel com direção manual sabe o esforço que é para fazer qualquer manobra.

Essa demanda maior ocorre porque não há qualquer peça que faça parte do trabalho do motorista. Apesar de não ser tão confortável para pilotar, a direção manual é bastante confiável e resistente, e necessita de pouca manutenção.

Tanto a direção hidráulica quanto a direção elétrica duram bastante, mas por serem mais complexas, precisam de atenção especial. Portanto, quem deseja trocar a direção manual por uma dessas mais modernas, deve levar isso em consideração.

Qual direção escolher

Como visto, a direção elétrica e a hidráulica têm vantagens e desvantagens. A elétrica é a que torna a condução mais fácil e exige menos manutenção. Porém, a facilidade é tanta na hora de fazer as manobras que chega a ser artificial. Nesse quesito, a hidráulica é a melhor opção.

Para quem está pensando em comprar um carro ou trocar o que já possui, é importante pesar todos esses aspectos. Além disso, a direção não deve ser o único fator a ser considerado. Há ótimos automóveis que contam com direção hidráulica, assim como excelentes modelos com a elétrica. Tudo irá depender do custo-benefício do bem como um todo.

Compre seu novo veículo na Movida

Independentemente do tipo de veículo que você deseja, as melhores opções estão na Seminovos Movida. Conheça os modelos que temos para você com a nossa garantia de qualidade.

Temos veículos com direção elétrica e hidráulica, de diversas marcas, anos e modelos. Aproveite já e realize o seu sonho de trocar ou comprar o seu carro seminovo!

Deixe uma resposta