O que você precisa saber sobre a tabela Molicar

A tabela Molicar é um parâmetro usado para precificar os veículos, de acordo com modelo, ano e outros fatores. A informação do preço ajuda os segmentos de comercialização, seguro e financiamento de automóveis.

Essa medida existe desde 1994 e é usada em todo o país. A Molicar utiliza de meios científicos e isentos para determinar o valor dos carros. Para isso, ela pesquisa em fontes confiáveis com um time de analistas especializado. Entenda melhor como a tabela impacta no mercado e para que ela serve!

Para que serve a Tabela Molicar

Atualmente, a Tabela Molicar é utilizada por seguradoras, bancos, instituições financeiras, revendedores de veículos e todos aqueles que precisam saber os preços do mercado.

No caso das seguradoras, elas precisam saber o valor do bem para determinar o quanto irão cobrar pelo serviço. Caso seja necessário pagar a indenização ao cliente, o preço a ser considerado será o do mercado — e não o que foi pago no momento da compra.

Para quem vai comprar ou vender, também é importante ter uma noção dos preços praticados no mercado. Dessa forma, o vendedor não perde a venda por estar cobrando muito mais do que os outros. Do mesmo modo, o comprador, ao utilizar a Tabela Molicar para carros usados, paga um preço justo pelo bem.

Como consultar

Fazer a consulta da Tabela Molicar é muito simples. Primeiro, o interessado deve acessar o site da Molicar e preencher algumas informações. Qualquer pessoa pode fazer essa busca, independentemente de ser de uma empresa ou comprador.

O portal solicita o preenchimento de informações como o estado, marca, modelo, ano de fabricação e versão do automóvel. Além de carros, é possível pesquisar o preço de caminhões, motos, ônibus e implementos.

Depois que o usuário insere essas informações, o site solicita que seja feito um cadastro. Somente assim, o indivíduo poderá ver a estimativa de preço. A Molicar permite duas consultas gratuitas por pessoas. Acima disso, é necessário assinar o serviço do site e pagar para ter acesso ilimitado às informações.

A Molicar tem diversos tipos de planos de assinatura, que se diferem pela quantidade de consultas permitidas. Isso é bastante interessante, pois um comprador, por exemplo, pesquisa bem menos que uma seguradora ou revendedora.

Molicar ou Fipe

Além da Molicar, existe a Tabela Fipe, que costuma ser mais conhecida pelos consumidores. A popularidade se deve principalmente ao fato da Fipe ser totalmente gratuita.

Na prática, a Fipe e a Molicar servem de parâmetro para o mercado saber o preço médio dos veículos. Porém, a segunda é mais precisa. Enquanto na Fipe, só é possível saber o preço de acordo com a versão e o ano, na Molicar há mais características a serem consideradas.

Outra importante diferença dos dois parâmetros é que o Fipe só mostra uma média nacional e não regional. Por sua vez, na Molicar, o usuário pode pesquisar os preços de determinado estado.

Por ser mais específica, a Tabela Molicar tem sido mais adotada. Para as seguradoras, ela costuma ser a melhor opção, pois leva em consideração os adicionais do veículo. Um carro com freios ABS, por exemplo, tem menos risco de sofrer um acidente do que um que não possui. Assim, o seguro de um automóvel menos seguro pode ser mais caro.

Dados para o mercado

Apesar de ter acesso restrito, a Molicar frequentemente divulga informações sobre o mercado de automóveis. Além do preço médio, a instituição costuma informar o público sobre os carros que menos perdem valor ao longo do tempo e quais tiveram aumento no preço de revenda.

Essas informações também ajudam o consumidor na tomada de decisão. Quem pretende comprar um veículo para revendê-lo em breve, por exemplo, pode optar por um que tenha menos desvalorização.

Quer comprar um carro seminovo com garantia total da procedência? Conte com a Seminovos Movida Confira as opções que temos para você e garanta já o seu.

Deixe uma resposta