Entenda as diferenças entre câmbio automático e automatizado

Apesar de terem algumas semelhanças, há importantes diferenças entre câmbio automático e automatizado. Conhecê-las ajuda a decidir qual é o melhor veículo de acordo com as suas preferências.

Confira as particularidades de cada tipo de transmissão, incluindo as suas vantagens e desvantagens. Entenda como esses câmbio funcionam antes de começar a pesquisar o automóvel ideal para você!

Como funciona o câmbio automático

Nos últimos anos, o câmbio automático conquistou o mercado brasileiro. Por não ter o pedal da embreagem, ele é mais simples de ser conduzido. O motorista não precisa pensar em como irá trocar de marcha. Basta saber acelerar e frear para conduzir bem o veículo.

No carro automático, há um conversor de torque hidráulico. É esse componente que envia a força do motor para o câmbio. Nos veículos manuais, as engrenagens do câmbio são ativadas pela embreagem.

O estímulo para a mudança de marcha acontecer, no caso dos automáticos, é o aumento ou diminuição de velocidade. Conforme o motorista pisa mais fraco ou mais forte no acelerador, o automóvel percebe essa mudança e reage.

Vantagens e desvantagens

Diferentemente do câmbio manual, que necessita de atenção total do motorista e agilidade para trocar as marchas, o câmbio automático é mais prático. Além disso, as marchas são trocadas de maneira bastante suave.

Porém, os veículos com esse tipo de configuração são mais caros do que os tradicionais. O motorista acostumado ao câmbio manual também pode sentir dificuldade para se adaptar a um carro sem pedal. Outra desvantagem é que esses automóveis gastam mais combustível, por causa do conversor.

Como funciona o câmbio automatizado

O câmbio automatizado é uma espécie de híbrido entre o manual e o automático. Assim como o câmbio manual, as trocas acontecem por meio de uma alavanca. Porém, não há pedal de embreagem, como os veículos automáticos.

No caso dos carros automatizados, há uma embreagem, apesar de não ser acionada pelo motorista. O que movimenta essa parte do carro é um sistema eletro-hidráulico.

Vantagens e desvantagens

Para quem deseja ter mais comodidade na hora de dirigir sem gastar muito, o câmbio automatizado é uma boa opção. Ele é mais barato e consome menos combustível do que o automático. Além do que, ele é mais prático que o manual.

Apesar da economia, a troca de marchas nesse tipo de carro não é tão rápida. É comum o motorista sentir que o carro dá solavancos, quando está na configuração automatizada. O câmbio automatizado requer ainda mais manutenção, pois costumam apresentar algumas falhas.

Automático ou automatizado: qual escolher?

O carro automático e o automatizado chegaram ao mercado para melhorar o dia a dia dos motoristas. Os dois não têm pedal de embreagem e permitem fazer as viagens de maneira muito mais tranquila do que com o câmbio manual.

As diferenças entre câmbio automático e automatizado ficam por conta da maneira como funcionam. O automatizado ainda tem embreagem, enquanto o automático tem um sistema mais moderno que conta com conversor de torque.

Por causa disso, o automatizado não garante total fluidez no trânsito. Pequenos trancos podem ser sentidos pelo motorista ao dirigir esse tipo de carro. Mas, não é nada que atrapalhe a direção.

Mesmo assim, se o comprador deseja conforto total, independentemente do preço, as melhores opções são os carros seminovos automáticos. Na prática, eles são apenas um pouco mais caros do que os automatizados. O custo maior pode valer a pena a médio prazo, pois esse sistema necessita de menos conserto.

Já decidiu que tipo de carro você pretende dirigir? A Seminovos Movida tem o automóvel seminovo perfeito para você e toda a sua família. Confira as opções e escolha já o seu!

Deixe uma resposta