Como escolher uma opção entre os SUV seminovos

Eles são mais altos do que os automóveis convencionais, oferecem mais espaço para transporte de carga e são extremamente confortáveis. Os veículos utilitários esportivos, definitivamente, já caíram no gosto dos brasileiros. Basta olhar para o mercado para ver que existem diversos SUV seminovos para todos os estilos.

Os SUV podem ser divididos pelo tamanho. Há modelos um pouco maiores que os compactos e outros gigantes cujo chassi é de caminhonete. Vale a pena conhecer as particularidades desses veículos para efetuar uma boa compra. Confira algumas dicas especiais!

Tipos de SUV

Apesar de pertencerem à mesma categoria de veículos, existem algumas características que podem diferenciar um SUV de outro. Saiba quais são!

Crossover

Inicialmente, apenas os veículos robustos e capacidade off-road eram considerados SUV. Porém, como as montadoras foram adicionando conforto para os carros andarem na cidade, muitos deixaram de ser um SUV legítimo.

Os primeiros esportivos possuíam a carroceria sobre um chassi, o que tornava o automóvel instável e desconfortável. Foi então que os fabricantes começaram a adotar a carroceria monobloco, semelhante ao de um carro comum. Mesmo assim, eles mantiveram a altura do solo e do teto.

Portanto, para os especialistas, esses veículos são crossover, uma união entre os dois universos. Eles têm capacidade off-road, mas a carroceria não é de um tradicional SUV. O fato de serem híbridos é um ponto positivo, já que eles aproveitam as vantagens de um carro de cidade com um modelo mais aventureiro.

Um dos melhores SUV do tipo crossover é o Nissan Kicks. Esse utilitário possui o volante bastante leve, permite fazer manobras com facilidade e ainda têm um ótimo espaço interno, mesmo sendo compacto. Além disso, apresenta ótimo equilíbrio entre agilidade, potência, tamanho e estabilidade.

Compactos

Como o próprio nome sugere, os SUV compactos são os utilitários esportivos menores. Mas não quer dizer que sejam pequenos. O Renault Duster, por exemplo, é considerado compacto, mesmo apresentando um ótimo espaço interno, ideal para as famílias.

Muitas vezes, os SUV compactos são os carros de entrada dos motoristas no mercado de utilitários esportivos. Eles são mais econômicos do que os médios e grandes e apresentam um desempenho superior aos hatches, sobretudo nas rodovias.

Médios e grandes

Os carros SUV grandes são os que possuem mais potência e espaço interno. Porém, essas vantagens têm um preço, que é o alto consumo de combustível. Por causa desse gasto, quem procura um veículo mais robusto pode ser melhor atendido por um utilitário de porte médio ou até mesmo uma minivan.

Obviamente, os SUV maiores são uma ótima compra. Porém, eles têm como desvantagem custos maiores, tanto de compra quanto de manutenção. Portanto, esse aspecto deve ser levado em consideração no momento da compra.

Como escolher?

Agora que você sabe quais são os tipos de SUV disponíveis no mercado, é possível analisar alguns aspectos na hora da compra. Além da estética, os motoristas que buscam veículos SUV devem levar em consideração o motor e o gasto com combustível.

Boa parte dos utilitários compactos e médios têm motor V6, o que fornece um ótimo desempenho, sem ser tão beberrão. Já os modelos maiores podem vir com V8, o que permite acelerar sem esforço e é ideal para reboque pesado. Porém, eles consomem bem mais combustível.

A tração é outro aspecto que merece ser avaliado. Os veículos podem ter AWD, um sistema de tração integral que traciona as rodas em todas as situações, ou 4 WD, um sistema semi-automático que opera 4×2 e 4×4, de acordo com a ação do motorista.

Por ter uma distância maior do solo, os SUVs podem ser de difícil acesso para crianças e pessoas com deficiência. Nesse caso, vale mais a pena escolher um modelo com portas amplas.

Se houver uma terceira fileira, é interessante observar se a segunda pode ser movimentada para a frente, facilitando assim a entrada e saída de passageiros.

As estatísticas mostram que os utilitários tendem a se envolver mais em capotagens, por serem altos e pesados. Portanto, na hora de escolher um veículo, é importante que o motorista confira como os modelos SUV saem em testes de segurança.

Está pensando em comprar um dos SUV seminovos? Confira o que a Seminovos Movida tem para você. Todos os nossos veículos disponíveis passaram por revisões e são garantidos. Aproveite!

Deixe uma resposta