Afinal, as cores do carro importam para o mercado?

Sim, as cores do carro importam muito para o mercado, pois é uma das características que mais influencia na decisão dos motoristas. Basta pensar que se o comprador estiver diante de dois veículos iguais de tonalidades diferentes, uma irá chamar mais a sua atenção.

Assim, as cores são decisivas na hora da revenda. Se você adquirir um carro verde limão, por exemplo, provavelmente, terá dificuldades em encontrar alguém que queira um veículo tão chamativo. Entenda melhor esse assunto!

Cores de carro mais buscadas no Brasil

No ano passado, o Google divulgou uma pesquisa bastante interessante sobre os carros mais buscados pelos brasileiros. De acordo com a empresa, 2% das pesquisas associam o carro a uma cor.

O branco é a preferência de 27% dos usuários, seguida pelo preto (24%) e pelo vermelho (16%). No quarto lugar, está o azul, com 9% das buscas, o que prova que o mercado está saindo um pouco das tonalidades mais tradicionais. O cinza, por exemplo, é procurado por cerca de 4% dos consumidores.

O levantamento apontou ainda as preferências por localidades. Grande parte das pessoas que moram em São Paulo, Goiás e Rondônia preferem comprar carro branco. Na Bahia, a preferência é pelos veículos vermelhos. Já nos estados do Rio de Janeiro e do Amazonas, os motoristas optam mais por automóveis pretos do que brancos.

A cor também está associada aos modelos de carros. O Jeep Renegade, que é um veículo mais esportivo, costuma ser mais buscado em verde. Já os veículos da Chevrolet são mais pesquisados em cinza.

Qual cor escolher?

A escolha da cor do carro deve ser pessoal, embora valha a pena observar o mercado. Como já dissemos, comprar um veículo de uma tonalidade muito diferente pode dificultar no momento de revenda.

Preto

Está em dúvida sobre qual é a melhor cor para carros? Considere o preto básico, uma tonalidade que deixa qualquer modelo bonito e que não chama muito a atenção.

Por ser uma opção clássica do mercado, ele costuma ser revendido rapidamente e sem muita desvalorização. Para quem dirige bastante durante o dia, o preto também oferece a vantagem de garantir mais visibilidade aos demais motoristas.

Nesse caso, o motorista deve dar uma atenção especial à limpeza. O acúmulo de poeira pode prejudicar a aparência do veículo e os riscos na lataria podem ser aparentes.

Branco

Atualmente, os carros brancos costumam ser vistos como elegantes e sofisticados. Por terem um tom neutro, eles são bastante valorizados pelo mercado e compradores. Nesses carros, a sujeira não é tão evidente, permitindo que os motoristas fiquem mais tranquilos quanto a limpeza.

Para quem quer destacar ainda mais o veículo, uma opção é utilizar uma pintura perolizada. Esse recurso deixa o veículo mais brilhoso e ajuda a valorizá-lo ainda mais.

Cinza e prata

Tanto o cinza quanto o prata são alternativas para quem quer fugir do preto básico, mas não a ponto de ousar em tonalidades mais vivas, como o vermelho. Essas duas cores automotivas já caíram no gosto dos motoristas, basta conferir quantos automóveis cinza e prata há nas ruas.

No caso dos veículos prateados, durante a noite, eles refletem melhor, o que ajuda na visibilidade dos outros condutores. Assim, ele é uma excelente opção para quem viaja frequentemente.
Vermelho
Os carros de cor vermelha costumam ser escolhidos por quem deseja se diferenciar, demonstrando mais personalidade. Essa tonalidade ajuda a ousar um pouco, mas sem prejudicar no momento da revenda.

A vantagem dos tons de vermelho para carros é que eles garantem boa visibilidade, tanto de manhã quanto de noite, além de esconder riscos e sujeiras mais facilmente.

Como manter a cor automotiva

Tão importante quanto escolher a cor do carro, é saber como preservá-la. Os motoristas que conseguem conservar o exterior do veículo têm mais chance de revendê-lo no futuro.

Confira algumas dicas de como manter a pintura do carro como nova:

  • se ver alguma sujeira no carro, limpe-a imediatamente com um pano e um pouco de água. Mesmo que você o lave todas as semanas, é fundamental eliminar as sujeiras assim que aparecem;
  • lave o veículo com produtos específicos de pH baixo e evite os jatos fortes de água. Também é aconselhável que a lavagem seja feita à sombra;
  • evite a exposição solar excessiva, pois ela pode desgastar a pintura,
    utilize uma boa cera para criar uma capa protetora e preservar mais a lataria do carro.

Já sabe quais cores de carro são mais interessantes para você? Aqui na Seminovos Movida, temos veículos seminovos de diversos modelos nas principais tonalidades. Confira as opções disponíveis agora mesmo!

Deixe uma resposta