Conheça as siglas de carros antes de escolher o ideal

Conhecer os diferentes veículos do mercado vai muito além de identificá-los pela aparência, é preciso também entender aspectos técnicos. Por exemplo, grande parte das montadoras utiliza siglas de carros, a fim de distinguir automóveis do mesmo modelo.

Essas siglas podem ser vistas no próprio automóvel, na parte traseira. Elas não estão ali por acaso, mas porque dizem muito sobre a versão a que os carros pertencem.

Se o veículo tem uma “palavra” e não outra, pode indicar que ele possui determinados itens de série ou design específico. Portanto, é importante entender essas siglas para escolher a melhor opção para você!

Volkswagen

Diferenciar as siglas dos nomes de carros da Volkswagen é bastante simples. A montadora alemã utiliza três palavras inglesas para definir qual versão é de entrada, intermediária e topo de linha. São elas: trendline, comfortline e highline. Há ainda os veículos esportivos que recebem a sigla sportline.

Nos modelos mais robustos, a Volkswagen também adotou as nomenclaturas GTI (Gran Turismo Injection), GTD (Gran Turismo Diesel) e GTE (Gran Turismo Electric). No começo de 2015, a fabricante de carros também começou a adotar siglas para identificar os motores.

Agora, é possível encontrar veículos MPI (multipoint fuel injection) que possuem até 100 cv. Já os MSI (multipoint sequential injection) têm potência superior a isso. Por sua vez, todos os motores TSI (turbo stratified injection) são turbo, independentemente da potência e dos cilindros.

Chevrolet

As siglas de automóveis da Chevrolet também são bastante intuitivas depois que o consumidor as conhece. A palavra Joy, que significa alegria em português, é usada para identificar as linhas de entrada, o Onix e o Prisma. Já advantage tem a mesma finalidade, mas é utilizado para as minivans e picapes.

Em outros modelos, a Chevrolet utiliza a sigla LS (Luxury Standard) como sinônimo de carro de entrada. O LT (Luxury Touring) pode ser a versão de entrada ou intermediária, dependendo da linha, enquanto o LTZ (Luxury Touring + Z) sempre é o topo de linha — o Z é usado por ser a última letra do alfabeto.

Você também pode encontrar veículos da Chevrolet com a sigla Premier, o que indica que é bem equipado, Effect, uma versão mais esportiva, RS (Rally Sport), que é a versão esporte de modelos americanos e SS (Super Sport), mais exclusivo que o RS.

Fiat

Diferentemente de outras marcas, a Fiat não utiliza siglas, mas palavras para diferenciar os seus carros. O termo Attractive indica que o veículo é de uma versão mais básica, já o Essence é uma opção intermediária.

Para os aventureiros, há dois tipos de nome dos carros da Fiat: Way e Adventure. A primeira palavra é usada para os veículos hatch, como o Uno, enquanto a segunda é utilizada para picapes e minivans. Há ainda carros T-JET, que possuem motor turbo.

Ford

Por incrível que pareça, os termos S, SE e SEL não tem um significado específico. Na prática, eles indicam diferenças nos acessórios dos carros, embora não seja possível precisar quais. Quando uma linha é lançada ou atualizada, a montadora anuncia o que cada versão irá ter.

A sigla XLS (Extra Luxe Sport) é usada para indicar a versão de entrada da Ford Ranger. Já o termo XLT (Extra Luxe Total) representa os carros topo de linha. Se o nome dos carros da Ford vier acompanhado de ST, quer dizer que ele é esportivo e, se for RS, então, significa que ele é uma versão esportiva superior.

Toyota

Na Toyota, as siglas não costumam seguir um padrão. Para cada modelo, a montadora utiliza termos específicos. O X, por exemplo, identifica os carros de entrada do Etios, já o XL representa os de entrada do Yaris.

A versão intermediária do Yaris é XS, enquanto a XSL é a mais avançada dessa linha. No caso do Corolla, a montadora define esse veículo em GLI (Grand Luxo Injection) ou de entrada, XEi (Extra Executive) ou intermediário e Altis, topo de linha.

Há ainda veículos da Toyota que são SR (Sport Rally), isto é, esportivos. A Hilux e a SW4 possuem termos específicos para algumas versões, que são: SRV (Sport Rally 5) para os automóveis intermediários e SRX (Sport Rally Extra) para os mais avançados.

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