O que é e como funciona o score para comprar carro seminovo

O score de crédito é um parâmetro criado por algumas empresas de análise financeira para definir se um comprador é ou não um bom pagador. Atualmente, o principal score de crédito para comprar carro utilizado pelo mercado é o da Serasa Experian.

O cadastro nesse placar acontece de maneira automática, independentemente da vontade dos consumidores. Ou seja, ninguém precisa se inscrever na Serasa, pois ela é que coleta as informações do mercado para calcular uma pontuação. Entenda melhor como o score funciona e porque ele tem a ver com a compra de seminovo!

Para que serve?

O score de crédito serve para que as empresas saibam se um consumidor é ou não um bom pagador. Se ele tiver um score baixo, significa que ele costuma atrasar os pagamentos das faturas e financiamentos ou está com o nome sujo. Nesse caso, será mais difícil que as instituições financeiras disponibilizem crédito.

Essa situação também vale para a compra de um seminovo a prazo. O banco pode consultar o score do interessado e ver que ele é um mau pagador. O empréstimo até pode ser liberado, porém, os juros cobrados serão maiores, porque o risco de haver inadimplência é maior.

Como é feito o score de crédito?

O score de crédito considera diversos fatores, como: pagamento das contas em dia, relacionamento financeiro com empresas, dívidas negativadas e dados cadastrais.

A pontuação é dada de 0 a 1.000. Sendo que:

  • até 300: risco maior de inadimplência;
  • 300 – 700: risco médio,
  • acima de 700: baixo risco.

Quanto mais for o score do consumidor, maiores são as chances dele pagar as contas nos próximos 12 meses. Desse modo, as empresas costumam conceder condições especiais para essas pessoas que estão nessa faixa de pontuação.

Por que acessar o score de crédito?
O score de crédito está disponível para os consumidores on-line. Todos podem acessá-lo gratuitamente pela internet para verificarem a própria pontuação. Os dados da pontuação são flexíveis.

Se o consumidor que tem um score alto deixar de pagar as contas, a pontuação irá diminuir. Por sua vez, um score baixo pode aumentar com a quitação das pendências financeiras.

Por esse motivo, é muito importante que o consumidor tenha acesso ao score, sobretudo se estiver planejando uma grande compra, como um carro. Nesse caso, você deve se preparar para garantir as melhores oportunidades.

Score ideal para compra de carro?

A pontuação de score para comprar um carro depende muito de consumidor para consumidor. Se a compra for feita à vista, ela não interfere. Porém, como já dissemos, o parcelamento implica em juros, que podem variar de acordo com o risco a que o banco se submete.

Para quem deseja ter condições especiais, a dica é aumentar o score. Assim, as chances da instituição financeira oferecer um empréstimo com valor mais baixo são muito maiores.

Como aumentar o score?

Se você estiver com nome negativado, a primeira medida deve ser procurar o credor para negociar o pagamento da dívida. Além de resolver a pendência, essa atitude irá melhorar bastante o score de crédito.

Manter o controle financeiro também é muito importante para quem deseja ter um score alto. Nesse sentido, você deve:

  • evitar gastos excessivos no cartão de crédito, que depois não poderá ser pagos integralmente;
  • pagar, sempre que possível, à vista;
  • cortar gastos supérfluos,
  • estar sempre de olho em como está gastando o dinheiro.

Outra medida que os consumidores podem adotar, é o registro no cadastro positivo. Ao contrário do score de crédito, no cadastro positivo, é necessário que o consumidor se inscreva e autorize a empresa de crédito, por meio de documento, a conferir as informações.

Enquanto o score de crédito serve mais para as empresas, o cadastro positivo pode ser uma ferramenta dos consumidores. Assim, eles podem mostrar ao mercado que são bons pagadores.

A vantagem desse banco de dados é que ele considera os pagamentos realizados — e não apenas o que não foi pago. Por causa disso, ele pode ajudar você a conseguir um financiamento de carro melhor.

Já verificou qual é o seu score para comprar carro seminovo? Aqui na Seminovos Movida, você pode simular um financiamento on-line e ter o seu crédito pré-aprovado na hora. Confira agora mesmo!

Deixe uma resposta