Tecnologia automotiva e como ela se aplica ao dia a dia

As montadoras se atualizaram muito desde a criação do primeiro carro. Tanto é que grande parte dos novos modelos já contam com tecnologia automotiva. Mas, afinal, o que isso significa?

A tecnologia automotiva engloba todos os tipos de avanços pensados para proporcionar mais conforto e comodidade para quem viaja de carro.

O sensor de estacionamento de ré é um ótimo exemplo. Ele foi desenvolvido para ajudar os motoristas a parar o carro com mais segurança. Saiba mais sobre esse tema!

Bluetooth

Boa parte dos veículos já possui Bluetooth, uma tecnologia que permite a conectividade dos celulares com os automóveis por meio de frequência de rádio.

Na prática, esse tipo de conexão permite direcionar uma ligação do celular para o alto-falante do carro. Além disso, também é possível escutar músicas se tiverem a função MP3.

Para quem tem um automóvel sem esse recurso, existe a possibilidade de utilizar adaptadores para garantir a conectividade. Porém, nos carros seminovos e usados, o Bluetooth já está presente, sendo tão importante quanto o ar-condicionado e outros acessórios.

Computador de bordo

O computador de bordo é uma inovação aliada dos condutores, pois informa se o carro apresenta algum problema e mostra o consumo de combustível. Esse recurso tecnológico é bastante inteligente e funciona de forma automática.

Para calcular a velocidade média, o motorista pode zerar essa informação antes de fazer um percurso, como uma viagem. Ao chegar à localidade que deseja, ele pode verificar o quanto andou em média por hora.

Outra informação muito importante que o computador mostra é quantos quilômetros o carro pode rodar com o combustível. Imagine que você abasteça meio tanque para ir até uma cidade vizinha. O painel mostrará se a gasolina ou álcool é suficiente.

 

Recursos multimídia

Alguns computadores de bordo também possuem recursos multimídia. Nesses casos, o carro pode exibir um mapa com GPS e parear o celular para tocar músicas.

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, as montadoras estão disponibilizando central multimídia em muitos modelos. Na hora da compra, é importante avaliar diversos aspectos, por exemplo: resolução da tela, sistema operacional e capacidade de memória.

Sensor de pressão dos pneus

A engenharia automotiva evoluiu tanto que criou um sensor de pressão dos pneus. Por meio desse indicador, o motorista pode identificar se o pneu está sem pressão, o que prejudica a condução dos automóveis.

O sensor pode vir de fábrica, já dentro do pneu. Mas também é possível instalá-lo. Quando o pneu é trocado, é necessário reprogramar o equipamento. Em alguns casos, o sistema é atualizado automaticamente.

Por estarem em uma posição muito delicada do pneu, o sensor requer atenção especial. Como na hora de troca é necessário usar ferramentas automotivas pesadas, se não houver cuidado, o indicador pode ser quebrado.

Carros elétricos

Pensando na sustentabilidade do planeta, as marcas estão se reinventando para não precisar consumir combustível à base de petróleo — até porque esse é um recurso finito.

Além de poder acabar, quando esse combustível é queimado, ele solta gás carbônico que, em excesso, faz mal para a atmosfera. Foi assim que surgiram os modelos elétricos.

Esses carros devem chegar ao mercado brasileiro em breve. Alguns possuem bateria de lítio, que garante certa economia para rodar mais de 300 km.

Movidos a hidrogênio

Outra novidade que os motoristas podem esperar para os próximos anos, é o carro movido a hidrogênio. Nesse caso, a ideia é superar o tempo de carga dos modelos elétricos, garantindo ainda mais vantagens.

É importante notar que o hidrogênio pode ser abastecido rapidamente — e não em cerca de nove horas como para os veículos elétricos. Mas essa tecnologia é cara para o mercado nacional, por isso ainda não está disponível.

A expectativa é que as montadoras encontrem a solução para comercializar esse tipo de automóvel, chamado de FCV (Fuel Cell Vehicle), focado no desenvolvimento sustentável.

Tem interesse em tecnologia automotiva para te ajudar no dia a dia? Confira os acessórios que já estão disponíveis nos carros da Seminovos Movida e escolha o que mais atende às suas expectativas!

Deixe uma resposta